Palavras
804 views 0 comments

Liga dos Combatentes – Marinha Grande

by on 30 de Outubro de 2013
 

Resenha Históricalogo_liga

08.10.1924
Em reunião na sua residência particular, foi nomeado Presidente da Delegação da vila da Marinha Grande, o Sr. Álvaro dos Santos Barros.

05.11.1938
Desactivada a Delegação

03.01.1965
Activada a Delegação como Comissão Administrativa, presidida por Manuel Vidal de Freitas.

05.07.1967
Desactivada a Comissão Administrativa.

17.12.1969
Activado em reunião na sede dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, com a Comissão Administrativa presidida por Álvaro Mário Couceiro Neto.

10.04.1975
Desactivada a Comissão Administrativa.

30.06.1995
Activado e presidido pelo Cap. Alberto Manuel Caetano Barata, na colectividade de Picassinos. Foi contactada a autarca D. Teresa Coelho, a fim de serem facultadas instalações, com a colaboração do Núcleo de Leiria, de forma a proporcionar a criação do Núcleo da Marinha Grande.

20.02.1999
Reuniram todos os elementos da já designada Comissão Directiva para, em Assembleia Geral, se elegerem os elementos da Direcção de acordo com o Regulamento da Liga dos Combatentes. Foi eleito Presidente o Cap. Alberto Manuel Caetano Barata, que tomou posse em 05/02/1999, nas instalações da Guarda Florestal do Ponto da Boavista, cedidas pelo Instituto Florestal. Nesse mesmo ano foram efectuadas algumas obras de restauro nestas instalações, que seria a sede do Núcleo, com ofertas dos sócios em mão de obra e materiais, com a colaboração da Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Marinha Grande. O local onde estamos instalados foi propriedade da Direcção Geral das Florestas e do Património do Estado, que cedeu graciosamente à Liga dos Combatentes por períodos renováveis de 6 anos.

08.10.2004
A Liga dos Combatentes adquiriu o imóvel por escritura de cessão definitiva, conforme averbamento efectuado na Conservatória do Registo Predial da Marinha Grande, ficando o Núcleo sediado na Rua Ponto da Boavista, n°. 12, junto à Escola Secundária Pinhal do Rei. Desde então tem vindo os seus dirigentes administrando este espaço de uma forma empenhada, proporcionando aos seus associados melhores condições de conforto e bem estar, efectuando as obras de beneficiação e restauro necessárias.

ligacombatentes_talhoes

 Talhões

 O concelho da Marinha Grande é composto por três freguesias: Marinha Grande, Vieira de Leiria e Moita, existindo em cada uma destas localidades um talhão, onde se tem trabalhado no sentido da uiiiformização das campas, no respeitante a lápides e vasos em mármore.

Talhão da Marinha Grande – Este talhão ocupa uma área razoável, com 26 sepulturas, totalmente ocupadas, a maioria com Combatentes da I Grande Guerra. Temos tido sempre a preocupação em o manter com bom aspecto, efectuando a sua limpeza e pintura anual.

Talhão de Vieira de Leiria – Este talhão está dimensionado para 9 sepulturas, estando ocupada duas. As obras foram concluídas em Dezembro de 2006, com a construção dos muretes, colocação das cabeceiras, pavimentação dos arruamentos e pintura.

Talhão da Moita – Este talhão tem capacidade para 5 sepulturas, estando ocupada uma, e possui uma área muito pequena, quase sem espaço entre as mesmas. Tem sido objecto de limpeza e pintura. Foi objecto de uma intervenção levada a efeito pela Junta de Freguesia, tendo se ampliado o espaço frontal.

Ossário – O único ossário pertencente a este Núcleo, situa-se no talhão do cemitério da Marinha Grande. De construção elegante, encimado pelo emblema da Liga dos Combatentes da I Grande Guerra, tem capacidade para 48 urnas, estando ocupado com 22, e encontra-se em perfeitas condições de apresentação e higiene.

 Contactos

Morada:
Rua Ponto da Boavista, 12

Localidade:
2430-051 MARINHA GRANDE

Telefone:
244 550 488

Email:
marinha.grande@ligacombatentes.org.pt

Informação recolhida junto do site da Liga dos Combatentes.

Ao qual aconselhamos uma visita.

Outras áreas de Palavras