Palavras
864 views 0 comments

Clube Desportivo Moitense

by on 22 de Novembro de 2013
 

__logo_cd_moitenseClube Desportivo Moitense

Em 25 de Agosto de 1940, um grupo de moitenses eivados pelo espírito associativo e conscientes da necessidade de criar um espaço de convívio onde pudessem amenizar as agruras do trabalho (a vida não era fácil nessa época – a II Guerra mundial tinha iniciado em 1939 e só iria terminar em 1945) com a prática de actividades culturais e recreativas, fundaram o CLUBE DESPORTIVO MOITENSE. Destacou-se no grupo o Sr. António Francisco Rita “que lutou com as maiores dificuldades para a fundação do clube”, como se pode ler na placa em sua homenagem, que se encontra no átrio da colectividade, no entanto o primeiro Presidente eleito por consenso foi o Sr. Gabriel Francisco.

Contava então com 110 sócios e funcionava num espaço arrendado mas, seis anos volvidos já possuía sede própria, graças ao apoio dos sócios e amigos.

Em 1952 as instalações são remodeladas e aumentadas, mas ainda assim não satisfaziam as ambições dos sócios que, em 1955, vendo refrescada a liderança do clube com um novo elenco directivo, liderado pelo Sr. Afonso Coelho Cardeira, elaboraram um novo projecto (1956) voltado para o futuro e concretizaram a obra que foi durante muitos anos o orgulho dos moitenses e uma das melhores colectividades do Distrito e do País. Possuía uma grande sala de espectáculos, onde se realizavam bailes, teatro e cinema, salas para biblioteca, jogos, reuniões, recepção e um amplo bar com esplanada.

Com a evolução dos tempos a população cresceu, surgiram novas necessidades e as instalações foram crescendo também:

– Em 1977 foi construído o Polidesportivo;

– Em 1981, com a cedência por parte da Junta de Freguesia de Pataias “(à qual a Moita pertencia na época)”, dos terrenos onde se situava o primeiro campo de futebol, o C.D.M. viu substancialmente aumentado o seu património, sendo o “Campo das Figueiras” considerado na altura, como um das melhores da nossa região.

– Em 2003, com um esforço financeiro considerável, foram realizadas novas obras de requalificação e ampliação, com substituição do velho telhado por moderna cobertura metálica.

– Em 2004 substituiu-se o piso do salão por novo piso de resina epóxica.

– Em 2005, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, foi instalada uma moderna fonoteca que regista grande adesão dos jovens da freguesia, com mais de 800 utilizações/mês.

– Em 2006 construíram-se no 1º andar, junto à fonoteca, novas salas de reuniões para os órgãos sociais do clube. Foram também efectuadas obras de beneficiação nos balneários, vedação e piso do Campo das Figueiras, para o regresso ao futebol, após 13 anos de interregno.

– Em 2008, no dia 27 de Dezembro, foi aberto, após remodelação, o novo bar do Clube. É um espaço moderno, muito agradável, digno de ser visitado, seguramente do melhor que temos na região. Periodicamente são realizados serões com música ao vivo.

Está agora em curso, com o apoio da Câmara Municipal, a elaboração de um projecto para transformar o Campo das Figueiras numa Zona Desportiva polivalente.

Estas obras só tem sido possíveis graças ao imenso trabalho, empreendedorismo e dedicação das várias direcções e dos sócios, que se têm entregue de corpo e alma, lutando diariamente não só pela manutenção mas também pelo crescimento da instituição.

Conta actualmente com 1.158 sócios. Além das actividades que tem em prática:

– Pesca desportiva de mar;

– Futebol – 1ª Divisão distrital;

– Ginástica;

– Kempo – tem 2 campeões nacionais absolutos nas categorias Seniores e Infantis. No campeonato Mundial realizado em Itália, de 17 a 21 de Outubro de 2007, os atletas moitenses conquistaram, duas (2) medalhas de ouro, três (3) de prata e três (3) de bronze.

Além destas actividades promove regularmente:

– Torneios de Futsal, balizinhas, snooker e ténis de mesa;

– Passeios pedonais;

– Encontros de futebol com a sua equipa de veteranos;

– A “Semana das Tasquinhas”;

e participa em actividades, em parceria com a Junta de Freguesia ou patrocinadas pelo Município, como as Comemorações do 25 de Abril, através da realização de eventos culturais e lúdicos.

É também prática habitual a cedência das instalações a sócios e instituições da freguesia que delas necessitam para realização dos mais variados eventos.

Ponto alto da actividade anual do C.D.M., são os festejos de aniversário do clube, que sendo dia 25 de Agosto, são sempre realizados no fim de semana mais próximo, prolongando-se até segunda-feira, ocasião em que se realiza a prova de ciclismo, Circuito de Ciclismo para Profissionais – Elites e Esperanças, prova do Calendário Nacional da Federação de Ciclismo e de grande tradição na freguesia, que conta com a participação das melhores equipas nacionais. É sem duvida o evento desportivo de maior impacto na Freguesia e dos maiores que se realizam no Concelho.

Dados retirados do site: Junta Freguesia da Moita

Outras áreas de Palavras