Palavras
927 views 0 comments

Clube Desportivo de Casal Galego

by on 22 de Novembro de 2013
 

Casal_GalegoClube Desportivo de Casal Galego

Este Foi em 19 de Março de 1941 que, no lugar de Casal Galego, um grupo de moradores fundou esta associação. Foram eles os senhores José Cosme, Manuel Lourenço Sobrinho, José Vicente, Manuel dos Santos Pereira (“Pimenta”), Manuel Francisco Tojeira, Manuel de Sousa Pêcego (“Barreiros”), Manuel Baridó, António Baridó e João de Sousa (“Bacharel”).

A ideia da fundação do clube foi, principalmente, a necessidade de criar uma associação onde os habitantes do lugar convivessem, fugindo assim ao mau ambiente das tabernas.
De início, o clube instalou-se numa casa alugada, na actual Rua 37, mas logo a partir de 1953, com o esforço da gente do lugar, construiu uma sede, inaugurada com grandes festejos em 30 de Maio de 1954, e que tem vindo a ser ampliada e renovada. Hoje já é uma sede social muito razoável, com salão de festas, bar, biblioteca e sala de Direcção. Também foram construídos balneários para uso de atletas e, também, para uso dos sócios. A Direcção actual já mandou elaborar um projecto de ampliação da sede, com vista a futuras actividades, a concretizar logo que haja disponibilidade financeira.

No campo cultural, o clube fundou. em 1958 um Grupo Cénico, tendo realizado algumas festas.

Realiza também, nas comemorações anuais de aniversário (primeira semana de Junho) as tradicionais festas de arraial, que duram três dias e que levam ao lugar muitos forasteiros.

No campo desportivo, tem classes de ginástica, pratica alguns desportos de salão e organiza anualmente, aquando dos festejos, a já célebre corrida de bicicletas Voltas a Casal Galego, que tem reunido os melhores corredores da região.

0 Desportivo de Casal Galego possui cerca de 500 sócios, que pagam 20 e 10 escudos mensais (a cota mais baixa é para menores e reformados).

A Direcção actual compõe-se dos sócios Jacinto Pereira Lourenço (presidente), Noé da Luz Fazendeiro (vice-presidente) José Vaz dos Santos (tesoureiro), Rui Martins da Silva (primeiro secretário), Armando Véstia Simão (segundo secretário), Jacinto Pires, Elísio Paiva, Silvério de Jesus Baptista, José Prior, José Medeiros e Fernando Figueiredo (vogais). Fazem ainda parte dos Corpos Gerentes Hermes de Sousa Roque (presidente da Assembleia Geral), Aurélio Barroso Alves (primeiro secretário), Manuel Ribeiro (segundo secretário), Vítor Manuel C. Domingues (presidente do Conselho Fiscal) Joaquim Domingues (primeiro secretário) e Mário Pires (segundo secretário). (*)

(*) – Texto datado pelo Autor (Dezembro de 1984). Incluíram-se também elementos de outras versões e notas soltas.

condensado de: Cidade de Marinha Grande – Subsídios para a sua História
autoria de: João Rosa Azambuja
edição de Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Marinha Grande
edição integrada nas Comemorações dos 250 anos da Indústria do Vidro
data de edição – Dezembro de 1998

Outras áreas de Palavras