Palavras
1248 views 0 comments

Clube Automóvel da Marinha Grande

by on 20 de Novembro de 2013
 

CAutomovel3Clube Automóvel da Marinha Grande

Foi fundado em 21 de Janeiro de 1970 por uma comissão organizadora, composta por Henrique Luís Mesquita Ferreira, Aires de Jesus de Sousa, Noel José da Silva Marques, António José do Espírito Santo Guerra, Vítor João Roldão Nobre Marques, Guilherme Manuel Rodrigues Roldão, Gabriel Paulo Ramos de Sousa Roldão, Aníbal José Baptista Ferreira Pedrosa, José Renato Roldão Matias Ferreira, Vítor Manuel Galo e Eduardo da Silva Couceiro.
Os fins para que foi criado este clube foram os de promover, a nível regional, o fomento e desenvolvimento do desporto motorizado, através da realização de provas desportivas, propaganda, reuniões e conferências.

Tem a sua sede social instalada num prédio alugado, situado na R. Joaquim Matias, 2 – A, 1°. As instalações são modelares e confortáveis, com várias salas: bar, convívio, Biblioteca, etc..

O clube possui uma gama de instrumentos técnicos, cujo valor anda a volta dos 500 contos, e um corpo de técnicos cronometristas e comissários, com potencial para organização de provas de desporto motorizado de grande envergadura. Por isso tem dado assistência a várias organizações, como por exemplo aos rallies de Castelo Branco, Figueira da Foz, Abrantes, etc.. Tem também prestado colaboração ao Rally Vinho do Porto.

São já da sua organização vários rallies, sendo de destacar seis Rallies Vidreiros, quatro Rampas e seis Rallies Rota do Sol, estes de carácter internacional, disputados em trajectos regionais, principalmente em S. Pedro de Muel. Por uma dessas organizações foi-lhe concedido, em 1979, o “Prémio Yoplait”, atribuído por jornalistas da especialidade para premiar a melhor organização.
Possui ainda várias equipas, que se compõem dos pilotos Carlos Roldão / Pedro Santos, Luís Alves / António Marcelino, Guilherme Roldão / Manuel Casimiro, Carlos Vargas /Vítor Pina e Jorge Abrantes / António Marcelino. Têm disputado vários rallies, vencendo a primeira o I Rally Vidreiro e a quarta o Campeonato Nacional de Iniciados, em 1977.

O clube tem cerca de 250 sócios, que pagam uma cota mensal de 100 escudos.
A actual Direcção é composta pelos sócios Luís Matias Alves, Aires Jesus de Sousa, Vítor João Guarda Marques e Aníbal Baptista F. Pedrosa. *

* Texto datado pelo Autor (10 de Dezembro de 1984).

Contactos:
Rua Sta. Isabel , 28 C – Salgueiro – 2430 Marinha Grande
Telefone: 244 502 212 / 244 502 823 / 244 502 648

condensado de: Cidade de Marinha Grande – Subsídios para a sua História
autoria de: João Rosa Azambuja
edição de Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Marinha Grande
edição integrada nas Comemorações dos 250 anos da Indústria do Vidro
data de edição – Dezembro de 1998

Outras áreas de Palavras