Palavras
1189 views 0 comments

Biblioteca de Instrução Popular de Vieira de Leiria

by on 22 de Novembro de 2013
 

bip_customLogo22

 Biblioteca de Instrução Popular de Vieira de Leiria

BIP

 

 

 

A Biblioteca de Instrução Popular é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada a 1 de Dezembro de 1932 em Vieira de Leiria. Desde a fundação tem vindo a desempenhar um importante papel na divulgação do livro e da leitura, bem como na promoção de actividades de cariz, eminentemente, cultural e recreativo.

Inicialmente, esta agremiação centrou os seus objectivos na luta contra o analfabetismo na freguesia da Vieira, tendo sido uma das primeiras bibliotecas privadas do país.

Sendo uma Instituição privada nunca esteve de costas voltadas para a Comunidade onde se insere, e apesar dos seus 900 associados serve toda a população de Vieira de Leiria.

Possui instalações próprias há mais de 50 anos, sendo a actual sede composta por diversas salas e um salão polivalente.

No passado, a dinâmica da BIP foi marcante para gerações de vieirenses tanto no campo da leitura, como do teatro amador e das conferências.

Possui o estatuto de Instituição de Utilidade Publica há mais de 16 anos e mantém desde 1993 um protocolo com a Câmara Municipal da Marinha Grande, que faz funcionar um pólo da Biblioteca Municipal nas Instalações da BIP.

bip_sala_leituraActualmente, conta com um património literário composto por cerca de 15.000 obras, algumas das quais, pela sua raridade são considerados livros de colecção. Existem quase todos os volumes dos escritores vieirenses, nas suas estantes, bem como toda a colecção do 1º jornal da Vieira (finais da década de 20) ‘A Foz do Liz’.

Funciona sob a tutela da BIP o único Rancho Folclórico da freguesia – Rancho Folclórico Peixeiras da Vieira, fundado no ano de 1979 e digno representante da etnografia Vieirense.

Das diversas actividades desenvolvidas presentemente, destacam-se as exposições de pintura, escultura, fotografia, artesanato, historico-didacticas e os recitais de música.

Periodicamente, são apresentadas diversos eventos na BIP com organização de outras colectividades, são disso exemplo as festas escolares, o Festival de Teatro e o Festival de Jazz da Marinha Grande.

Para além do Rancho Folclórico que representa a freguesia e o concelho pelo País em diversos Festivais de Folclore, existe uma oficina de Musica "Academia Das Artes" e ainda uma Escola de dança que engloba Ballet, dança moderna etc. a funcionar nas suas instalações.

____bip_Sala_LucioAtendendo a novas necessidades. presentemente, está a ser dinamizado, o espaço "BIP Tertúlia Caphé" que pretendemos seja um elo de ligação entre  sócios e para os sócios da associação, com abertura aos Sábados, a partir das 21,00 horas, com programas variados, destacando, alguns temas, como: "Musica de improviso" "Karaoke" "Tertúlias (Fado Vadio)" "Música ao vivo".

Nos últimos  anos tem vindo a ser realizado um amplo trabalho de recuperação de instalações, de forma a tornar mais confortáveis alguns espaços e a possibilitar o funcionamento de algumas atividades já referidas. Com uma capacidade financeira reduzidíssima, a Biblioteca apenas conta com a quotização dos seus sócios (5,00 € trimestre), os investimentos realizados têm sido cofinanciados pela Câmara Municipal da Marinha Grande, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, empresas da região e população em geral.

Recuperadas as principais salas e aumentadas algumas valências do edifício, iniciar-se-ão diversos projectos, de forma a modernizar definitivamente aquela que tem sido desde sempre a ‘Casa de todos os Vieirenses’...

 

Dados retirados do site: BIP

 

A Biblioteca de Instrução Popular de Vieira de Leiria foi fundada em 1 de Dezembro de 1932.

A primeira sede funcionou perto do Largo da República até 1934. De 1934 a 1940 passa a funcionar na Rua Pires de Campos. Em 1940 instala-se no actual edifício, apenas com rés-do-chão.

João Gouveia Pedrosa, que foi um dos principais impulsionadores da criação da B.I.P, proferiu uma conferência na altura do 15° aniversário da colectividade, onde realçou a extrema necessidade de combater o analfabetismo.

No dia 1 de Dezembro de 1962, o Governador Civil de Leiria, Olímpio Duarte Alves, assiste ao lançamento da primeira pedra para a construção do primeiro andar.

Desde que esta colectividade se constituiu nunca deixou de promover actividades culturais e recreativas: bailes, teatro, exposições são apenas alguns exemplos.

No 66° aniversário foi descerrada uma lápide na primeira sede da B.I.P., com a seguinte inscrição: «Com o lema "Instruir é construir". Nasceu neste local a 1 de Dezembro de 1932 a Biblioteca de Instrução Popular. Homenagem aos seus fundadores.»

Condensado de: Imagens do Século XX do Concelho da Marinha Grande
autoria de Patrícia Alexandra Balbino Grilo
edição de Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Marinha Grande
edição integrada no âmbito da exposição intitulada: «100 Anos de Fotografia do Concelho da Marinha Grande»
data de edição - Outubro 2001

Outras áreas de Palavras