História
970 views 0 comments

Ordem

by on 20 de Outubro de 2013
 

ordemOrdem

Lugar cheio de tradições sendo talvez o mais populoso do Concelho.

Confronta a Norte com a Marinha, a Sul com a Amierinha, a Nascente com Casal do Malta e a Poente com a Fonte Santa e as Pedras.

A origem do nome “Ordem” – Desconhece-se, embora algumas hipóteses sejam aventadas:

–         Ordem por bem organizada.

–         Ordem por disciplina, o que certamente não corresponderá à verdade.

–   E/ou Ordem por pertencer a Ordem de Malta ou a qualquer outra Ordem.

Noutros tempos havia duas Ordens a de Cima que é a actual e a de Baixo que deu lugar à Guarda Nova a quando da construção da Guarda pelos Serviços Florestais.

escola da ordem_00Como “bons” vizinhos as duas Ordens com ou sem motivo não havia semana em que não andassem à zaragata.

Eram famosos os bailes que tiveram lugar no Largo da Ti Cabreira “hoje largo do Hermogenes” e no Largo do Ilidio Guerra animados por um conjunto musical com gente do lugar: os Fixes. Os bailes animados atraiam a rapaziada dos outros lugares sobretudo os da Moita e quando começavam os namoricos começavam as zaragatas.

As famílias que aqui viviam trabalhavam praticamente todos na indústria vidreira e curiosamente iam para a fábrica descalços levando as alparcatas na mão, só as calçando na fábrica por causa do vidro.

Em 1939 numa casa dispensada pelo Ilidio de Oliveira Guerra no dia 1º de Janeiro foi inaugurada com pompa e circunstância a Sociedade de Beneficência e Recreio 1º de Janeiro numa sala que não tinha mais de 25 metros quadrados. Começou com 30 sócios e hoje tem mais de 2500 e não pára de crescer

Unable to parse entered address. API response code: REQUEST_DENIED

Outras áreas da História
 
Esboço Histórico