História
1059 views 0 comments

Comeira

by on 20 de Outubro de 2013
 

comeiraComeira

Situado no extremo Sul da Vila e da estação do caminho-de-ferro, entre os lugares de Picassinos e Amieirinha. Tem como lugares vizinhos o Corgo, a Norte, e o Casal da Lebre, a Sul.

Não se conhecem as origens do seu nome, segundo alguns ligado aos terrenos, que em tempos foram grandes zonas de agricultura.

Terra pobre, formada por gente migrada do Norte do País, viveu muitos anos da lavoura. Da Comeira foram os grandes lavradores Teotónio Pinto, António Pinto, José Pinto e Manuel Pinto, que também possuíam várias juntas de bois, utilizadas no transporte de lenhas e de areias para as fábricas de vidro e serrações.

Com o desenvolvimento industrial da Vila, também a Comeira se desenvolveu, tanto mais que grande parte das populações vindas do Norte do País aí se radicou. Hoje, com os seus 708 habitantes, é um burgo em pleno desenvolvimento.

Povo folgazão e alegre, como as gentes do Norte, que trouxe consigo os hábitos alegres das canções, do folclore e das danças, que aqui manteve.

in Cidade da Marinha Grande – Subsídios para a sua História – João Rosa Azambuja” – (dados recolhidos e tratados pelo autor por meados dos anos 1980.)

Unable to parse entered address. API response code: REQUEST_DENIED

Outras áreas da História
 
Esboço Histórico