História
1049 views 0 comments

Amieirinha

by on 20 de Outubro de 2013
 

amieirinhaSituada 3 Km a sul da Vila, na estrada Marinha Grande – Nazaré. Desconhecemos a origem do seu nome.

Terra muito antiga, está ligada à construção da Real Fábrica de Vidros por ter sido aí que Guilherme Stephens mandou captar as águas necessárias à laboração da fábrica, à irrigação dos vastos campos do Casal do Malta e a algunsEscola da Amieirinha outros usos.

Implantada numa extensa planície, esta povoação viveu, nos primeiros tempos, do cultivo da terra. Sendo presentemente atravessada pela linha de comboio do Oeste, já cerca de de 1857 era atravessada também pela célebre linha do comboio “americano”.

Hoje em dia, é um dos lugares da Vila em amplo progresso, onde se montaram nos últimos anos, várias indústrias duas modernas serrações mecânicas, uma importante recauchutagem de pneus(a maior do País), uma moderna fábrica de móveis, várias fábricas de moldes, uma fábrica de plásticos, uma metalúrgica pesada, e muitas outras pequenas indústrias.

Em terrenos próximos à povoação está já em construção o grande complexo desportivo da Vila.

in Cidade da Marinha Grande – Subsídios para a sua História – João Rosa Azambuja” – (dados recolhidos e tratados pelo autor por meados dos anos 1980.)

Outras áreas da História
 
Esboço Histórico