Aberturas
939 views 0 comments

Marinha Grande lança marca para promover concelho

by on 17 de Março de 2014
 

Por Agência Lusa
publicado em 17 Mar 2014 – 19:40

 

Segundo Álvaro Pereira, eleito pelo PS, “a Marinha Grande é conhecida no mercado externo por ser geradora de produtos e projetos inovadores e tecnologicamente avançados”

A Câmara da Marinha Grande, no distrito de Leiria, lançou hoje uma marca para promover o concelho como território para o desenvolvimento de negócios.

“Pretendemos garantir o reforço do território como região propícia ao desenvolvimento de negócios”, afirmou o presidente do município, Álvaro Pereira, na sessão de apresentação da nova identidade, nos Paços do Concelho da Marinha Grande.

A marca, “Marinha Grande – centro da engenharia & design”, reflete o “ADN” do concelho, explicou o técnico da autarquia Pedro Jerónimo.

Acompanhando esta designação, a nova identidade apresenta uma imagem que mostra “um conjunto de linhas que caminham para o centro”, refletindo o “fluxo de pessoas, ideias, de perspetivas, em busca de um único objetivo, comum”.

“No caso de ‘Grande’ o ‘g’ aparece invertido porque fazemos coisas diferentes dos outros”, declarou Pedro Jerónimo, salientando que a Marinha Grande é hoje “uma cidade industrial, de engenharia, de produto, de design”, que se reflete na marca lançada.

Luís Barreiros de Oliveira, também técnico do município, explicou que a Marinha Grande tem uma identidade que a associa à atividade industrial, em particular à indústria de vidro, devido à instalação no século XVIII da Real Fábrica dos Vidros que, durante um século, foi a única do concelho.

O responsável adiantou que se na última década do século XIX se verifica um aumento de novas empresas vidreiras, em meados dos anos 30/40 do século XX, com a experiência desta indústria, surgem os moldes para matérias plásticas.

Salientando que o concelho é hoje sede de várias entidades de formação, investigação científica e de apoio ao empreendedorismo, perante a assistência, maioritariamente empresários, Luís Barreiros de Oliveira apontou o contributo da Marinha Grande para o desenvolvimento das indústrias automóvel, aeronáutica, eletrónica, telecomunicações, eletrodomésticos ou biomédica.

O presidente da autarquia justificou que a definição de uma marca para o território “decorre da necessidade identificada pelo município e pelos diversos agentes económicos de afirmar a região de acordo com as suas características diferenciadoras”, realçando que o concelho é “pleno de potencialidades”.

Segundo Álvaro Pereira, eleito pelo PS, “a Marinha Grande é conhecida no mercado externo por ser geradora de produtos e projetos inovadores e tecnologicamente avançados”.

“O maior desafio para o nosso concelho é, por isso, continuar a afirmar o nome da Marinha Grande como território de excelência, rigor, inovação, trabalho e vanguarda tecnológica”, acrescentou Álvaro Pereira.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa

OUTRAS ÁREAS DE ABERTURAS